Cosmos de Carl Sagan (eps 06 a 09)

Publicado: 9 de maio de 2013 em ciência, documentários
Tags:, , , , , ,

Continuando o post com o seriado de divulgação científica Cosmos, produzido e narrado pelo cosmólogo Carl Sagan e exibido originalmente em 1980. Na época, o seriado foi extremamente popular, tendo conquistado vários prêmios. Acredita-se que a série já alcançou 500 milhões de espectadores ao longo destas três décadas.

Foi a partir dessa série que a divulgação científica mostrou-se rentável para as redes de Tv e diversos programas do gênero passaram a ser produzidos e exibidos em redes abertas e fechadas. Eu já vi várias séries congêneres. Claro que as mais recentes possuem melhores efeitos especiais e uma série como “O Universo” do canal History com suas várias temporadas pode aprofundar os temas de uma maneira que uma série com 13 episódios não pode nem sonhar; mas “Cosmos” continua a melhor série do gênero na minha opinião. Seja pela concisão, seja pela incrivel habilidade de comunicação possuída por Sagan.

Sagan foi o idealizador do programa SETI (sigla em inglês para search for extraterrestrial intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) – um projeto que tinha por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captados por radiotelescópios terrestres (principalmente pelo Radiotelescópio de Arecibo), a partir da idéia que se existe alguma forma de vida inteligente no universo, ela tentará se comunicar com outra formas de vida através de ondas eletromagnéticas (sinais de rádio), pois estas representam a forma de transmissão de informação mais rápida conhecida.

dnews-files-2013-03-lynette-jpgComo consultor e chefe de projetos da NASA, Sagan participou de várias missões que enviaram naves espaciais robóticas para explorar o Sistema Solar, preparando os experimentos para várias destas expedições. Concebeu a ideia de incluir junto as naves espaciais que fossem abandonar o Sistema Solar, uma mensagem universal que pudesse ser potencialmente compreensível por qualquer inteligência extraterrestre que a encontrasse.

The_Sounds_of_Earth_Record_Cover_-_GPN-2000-001978Preparou a primeira mensagem física enviada ao espaço exterior: Uma placa anodizada, acoplada a sonda espacial Pioneer 10, lançada em 1972. A Pioneer 11, que levava outra cópia da placa, foi lançada no ano seguinte. Sagan continuou refinando suas mensagens; a mensagem mais elaborada que ajudou a desenvolver e preparar foi o Disco de Ouro da Voyager, que foi enviada pelas sondas espaciais Voyager em 1977.

 

Cosmos eps 06 – Histórias de Viajantes

 

Cosmos eps 07 – A Espinha Dorsal da Noite

 

Cosmos eps 08 – Viagens no espaço e no tempo

 

Cosmos eps 09 – A vida das estrelas

 

About these ads

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s