Deus, o Universo e todo o resto


Com o humilde título de “Deus, o Universo e Todo o Resto”, esta entrevista do inicio dos anos 80 reuniu um trio do mais alto nível para discutirem sobre ciência, religião, expansão humana no espaço e existência de vida alienígena: Stephen Hawking, Carl Sagan e Arthur C. Clark.

Ao que eu saiba, é o único programa que reuniu os três ao mesmo tempo. Uma maravilha.

 

Sobre os debatedores:

Stephen_Hawking.StarChildStephen Hawking é simplesmente um dos maiores físicos teóricos do séc. XX.

Suas pesquisas sobre buracos negros (singularidades) serviram de base para inúmeras outras no campo da astrofísica.

Autor de alguns livros de divulgação científica, também estrelou alguns documentários com explicações sobre ciência de base e o estado de arte da cosmologia.

No campo da literatura para leigos, sua obra mais conhecida é “Uma Breve História do Tempo” (que sinceramente, depois da metade não tem nada de leigo….)

 

breve

Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica.

Em 1974 calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking; e demonstrou a possível existência de miniburacos negros.

Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.

 

 

2001Arthur C. Clark foi um escritor e inventor. Ficou mundialmente conhecido como um dos mais imaginativos escritores de ficção científica do séc. XX.

Na minha opinião, só perde para Isaac Asimov.  Suas obras mais conhecidas são  “2001 – uma odisseia no Espaço” e a série de livros de “Encontro com Rama”.

Especialista em radares, Clark serviu na 2ª guerra mundial e envolveu-se no desenvolvimento de um sistema de defesa baseado em radares para a Inglaterra. Foi o criador do sistema de satélites geoestacionários e enriqueceu com a patente de sua idéia, calculando a órbita exata em que tais satélites deveriam ser colocados. Os satélites geoestacionários foram fundamentais para as telecomunicações em nível planetário e peça fundamental na transformação tecnológica que o mundo sofreu nos últimos 50 anos.

 

Carl_Sagan_Planetary_SocietyPor fim, o meu autor preferido de hoje e todo sempre no campo da divulgação científica: Carl Sagan, astrônomo e cosmólogo americano.
Sagan foi o idealizador do programa SETI (sigla em inglês para search for extraterrestrial intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) – um projeto que tem por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captados por radiotelescópios terrestres (principalmente pelo Radiotelescópio de Arecibo), a partir da ideia que se existe alguma forma de vida inteligente no universo, ela tentará se comunicar com outra formas de vida através de ondas eletromagnéticas (sinais de rádio), pois estas representam a forma de transmissão de informação mais rápida conhecida.

 Sagan participou de várias missões que enviaram naves espaciais robóticas para explorar o Sistema Solar, preparando os experimentos para várias destas expedições. Concebeu a ideia de incluir junto as naves espaciais que fossem abandonar o Sistema Solar, uma mensagem universal que pudesse ser potencialmente compreensível por qualquer inteligência extraterrestre que a encontrasse.

The_Sounds_of_Earth_Record_Cover_-_GPN-2000-001978Sagan preparou a primeira mensagem física enviada ao espaço exterior: Uma placa anodizada, acoplada a sonda espacial Pioneer 10, lançada em 1972. A Pioneer 11, que levava outra cópia da placa, foi lançada no ano seguinte. Sagan continuou refinando suas mensagens; a mensagem mais elaborada que ajudou a desenvolver e preparar foi o Disco de Ouro da Voyager, que foi enviada pelas sondas espaciais Voyager em 1977.

Estudou os dados das sondas americanas enviadas a Vênus e a partir disso foi um dos primeiros a entender a formação do sistema do efeito estufa na atmosfera, colocando o tema em debate nas rodas ambientalistas.
cosmos

Em 1980 lançou a série de TV “Cosmos”, considerada uma das primeiras séries de divulgação científica na TV, a primeira escrita e narrada por um cientista de ponta (o que garantiu a reprovação de muitos de seus pares que achavam que ele estaria diminuindo o valor da ciência ao simplificá-la para audiências leigas).

 

Anúncios

2 comentários em “Deus, o Universo e todo o resto

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s