Batman: Animações Indispensáveis


Batman_102813_1600

Eu aprendi a ler com uma revista em quadrinhos nas mãos. E se não me engano, provavelmente deve ter sido uma do Batman.

Os anos passaram, os cabelos brancos começam a despontar mas o gosto pelo herói mascarado continua intacto. Principalmente nas versões mais psicológicas do personagem que exploram o seu caráter mais perturbado, niilista, com um código de ética espartano e sem concessões.

A ótima trilogia de Batman de Christopher Nolan nos cinemas se encerrou há algum tempo. Uma nova versão do Homem Morcego aparece nos filmes do universo conjunto da DC.

Nas animações longa metragem, o homem morcego também apareceu em bons momentos e histórias interessantes que valem a pena conhecer. 

 

1) Batman: The Dark Knight Returns(2012)

Baseado na clássica série em quadrinhos de mesmo nome, lançada originalmente em 1986. Frank Miller reescreveu o personagem, tornou-o palatável para uma audiência adulta, introduzindo níveis psicológicos até então inexistentes nas Hqs de heróis.Provavelmente esta foi uma das Hqs mais importantes dos anos 80 e mereceu uma justa adaptação em animação.

Um herói atormentado, com graves sentimentos de culpa, tendências suicidas, maníaco e obcecado que estava aposentado há vários anos e decide voltar a ação. Enjaulado em seus próprios traumas e dificuldades da idade, esse Batman tem novas lutas.

Infelizmente, em 2001 decidiram mexer no clássico absoluto de Batman nos quadrinhos e o mesmo Frank Miller escreveu o dispensável “The Dark Knight Strikes Again”, um lixo.

 

2) Batman: Ano Um (2011)

Após o estrondoso sucesso de “Batman Dark Knight Returns”, a DC comics decidiu repetir a dose e em 1987 Frank Miller retorna para escrever “Batman: Ano Um”, com desenhos de David Mazzuchelli.

Aqui os autores visitam o primeiro ano de ação do personagem. Inseguro, falho, calculando mal muitas de suas ações e aprendendo com seus erros, a série imprimiu o que seria o tom a ser copiado por todos os outros autores que passaram a recontar a gênese de inúmeros  personagens nos anos 80 e 90.

O longa metragem também faz justiça ao roteiro original dos quadrinhos. Essa história serviu de base para o estilo mais sério e taciturno da origem de Batman contada no cinema na trilogia de Christopher Nolan.

 

3) Piada Mortal (2016)

Escrita por Alan Moore, a Piada Mortal é uma história emblemática e reestruturante da relação doentia e perversa que existe entre o Coringa e Batman. O palhaço está nas ruas de Gotham e em mais um de seu surtos, desejando mostrar que todos nós estamos a apenas um passo da loucura, bastando apenas um dia ruim na vida de qualquer um.

A versão em animação longa metragem despertou reações contraditórias do público por ter inventado um plot secundário para a Batgirl, destoando do restante da história inicial de Piada Mortal e ainda criando uma relação de cunho sexual entre Batman e BatGirl, inexistente nos quadrinhos.Parecem dois desenhos justapostos: na primeira parte temos uma historieta de Batgirl e uma relação sexual totalmente destoante dos personagens; na segunda parte finalmente encontramos a história de Piada Mortal. Mas vale a pena conferir.

 

4) Batman – The Animated Series

Para quem ainda não conhece fica a dica de dedicar algumas horas para mergulhar nos episódios da ótima série de animação de Batman dos anos 90. O clima noir charmoso, os bons roteiros, os personagens bem caracterizados, enfim tudo perfeito em uma das melhores representações do homem morcego já exposta em qualquer mídia. Sãoquatro temporadas trazendo desde o trabalho solo de Batman até a introdução dos ajudantes Robin e Batgirl.

 

5) Batman and Superman – Wolrd´s Finest

Esse desenho longametragem na verdade é a junção de um arco de história que percorreu três episódios da série animada de Superman. No longa, temos o encontro de Batman e Superman, inicialmente como rivais e posteriormente como aliados. Esse tema já atravessou décadas de adaptações nos quadrinhos e agora chega aos cinemas em Batman vs Superman, o inicio do universo conjunto da DC na tela grande. O encontro também vale a pena de ser visto em desenho animado com um roteiro enxuto e um clima noir.  

 

6) Batman: Under the Red Hood

Um novo e psicótico vilão se aventura nas ruas de Gotham City. E dessa vez é alguém do passado de Batman. Adaptação do arco de história envolvendo Jason Todd como o segundo Robin, sua captura pelo Coringa e um dos momentos mais importantes do cânon do homem morcego: a morte de Robin após sua tortura pelo Palhaço do Crime.

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s