Arquitetos do Poder – Marketing e as Eleições


 

10339762_972782736070421_1562082268038217582_n

O documentário “Arquitetos do Poder” (2010) é um desses filmes que deveriam ser obrigatórios para qualquer um que se interesse por temas políticos no Brasil.

O longa trata especificamente do marketing político e de como essa indústria se agigantou desde os anos 60 na campanha de Jânio Quadros até os tempos recentes, sendo simplesmente peça determinante nas eleições ao criar e demolir a imagem dos candidatos.

O filme entrevista politicos de todas as orientações politicas (quase todos em atuação até hoje, inclusive os famosos mensaleiros), jornalistas e, óbvio, os marketeiros (que são as grandes estrelas do longa), mostrados como as grandes mentes por trás da venda do produto político nas eleições.

E quando digo “produto” é isso mesmo: a política e as eleições são tratadas como um sabão em pó que deve ser comercializado, divulgado na mídia, criando a empatia da marca/candidato com o consumidor/eleitor.

1275326321_brasilia_imagem Afinal, é sintomático desse tempo em que ninguém tem mais ideologia alguma, nenhum candidato parece defender qualquer valor digno de nota, tudo o que é dito em um spot de propaganda de 30 segundos é esquecido no minuto seguinte e verdadeiramente permanente apenas é a estratégia da perpetuação no poder pelo poder. O que vale não é aquilo que realmente é; mas apenas aquilo que parece ser.

Muito esclarecedor.

 

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s