“Poeira das Estrelas” – Resenha dos livros de Marcelo Gleiser


cientistas-brasileiros-4

A primeira parte das resenhas de 2015 foi dedicada aos livros de ficção, então nessa segunda parte eu vou indicar ótimos livros nacionais de divulgação científica.

Estava relendo as obras “Mundos Invisiveis” e “Poeira das Estrelas” do astrônomo  Marcelo Gleiser.

Os livros foram lançados juntamente com uma série de tv e infelizmente não se encontram mais em catálogo, mas podem ser achadas em sebos e no site consolidado de sebos “Estante Virtual” (aliás, uma ótima dica para procurar livros).

Os livros seguem a linha de divulgação capitaneada por autores como Carl Sagan e Asimov: abordagem clara e didática dos assuntos científicos, voltada para leigos e cheia de informações e curiosidades históricas.

241998_t_1504101116           Poeira_das_estrelas

“Poeira das Estrelas” é uma obra de cosmologia, onde Marcelo Gleiser aborda os principais pontos da evolução do Universo e o caminho que a ciência percorreu para chegar às conclusões atuais sobre o Big Bang, formação das galáxias, origens do sistema solar, da vida na Terra, matéria e energia escuras, assim como a possibilidade de vida alienígena. 

“Mundos Invisíveis” trata da evolução da química e das relações existentes entres os componentes da matéria, iniciando-se nos filósofos pré-socráticos até os conceitos modernos da quimica subatômica. Extremamente didático, o livro faz uma combinação perfeita com seu coirmão focado nos conceitos da física.

Os livros são ótimos  e mesmo os leitores com maior bagagem científica chegarão ao fim da leitura aprendendo uma ou outra coisa nova. 

Os vídeos com os programas de Tv também podem ser encontrados pelo Youtube, mas os links não são muitos estáveis.

Poeira das Estrelas:

Mundos Invisíveis: episódio 1

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s