Herman Hesse: Não existem mandamentos, exceto um


download 

“Não existem mandamentos.

Mandamentos são verdades.São verdades na medida em que o discípulo apreende e sente. Mandamentos são verdades erroneamente ensinadas e aprendidas. A base de toda sabedoria é que felicidade só vem pelo amor.

Se digo: “ama teu próximo!” – estou simplesmente ensinando uma doutrina falsa. Seria talvez melhor dizer:” Ama-te a ti mesmo como a teu próximo!” A origem de todos os erros foi, quem sabe, o fato de querermos sempre começar pelo próximo…

Seja como for, no mais íntimo de nós mesmos, todos desejamos a felicidade. Desejamos em consonância benéfica com o que nos rodeia. Essa consonância é destruída, tão logo nosso relacionamento com o mundo exterior seja outro que não uma relação de amor.

Não existe obrigação de amar. Existe, sim, a de sermos felizes. É exclusivamente para isso que estamos no mundo. E, todavia, não obstante todas as obrigações, toda a moral, todos os mandamentos, raramente ocorre que uma pessoa faça outra feliz.

1450777_556335834544888_8144632383005307924_n

Precisamente porque ela não se faz feliz a si própria. Se alguém é “bom”, só pode ser se for feliz, se estiver em harmonia consigo mesmo, portanto, se amar a si próprio.

A infelicidade, quer no mundo quer dentro de mim mesmo, resulta do fato de ter sido destruído o amor. Desse ponto de vista, senti, de repente, que eram verdadeiros e profundos os dizeres do Novo Testamento: ” Se não vos fizerdes como as crianças…” Ou: “O reino dos céus está dentro de vós””.

Herman Hesse, no livro Obstinação

 

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s