Resenha de Livros de 2016 – parte I


images

O Blog Opinião Central tem uma tradição desde o seu fundamento de  fazer resenhas de livros. Não cuido de livros novos ou bestsellers, mas apenas dos livros que estou estou lendo, lançamentos ou não.  Então às vezes tem muita velharia, como as resenhas dos anos anteriores demonstram: ver aqui resenhas do ano de 2015 e do ano de 2014.

Mas começo o ano com dois livros recentes, um no campo da sociologia do sempre ativo Zygmunt Bauman e outro do astrofísico Neil deGrasse Tyson, no campo da divulgação científica – duas áreas que tenho o maior interesse.

 

degrasse origensOrigens – de Neil deGrasse Tyson

Eu sou um fã incondicional de Neil deGrasse Tyson. Seguidor dos passos de Carl Sagan, Neil Tyson  é o maior divulgador científico da atualidade, sendo o diretor do Planetário Hayden de Nova York, apresentador da série científica de televisiva Cosmos, apresentador do programa radiofônico semanal de ciências StarTalk (um ótimo podcast de ciências) e escritor.

Em “Origens”, Neil deGrasse Tyson nos leva a uma jornada sobre a formação do Universo, a constituição das galáxias e a formação da vida na Terra. O livro é divulgado como voltado para leigos, mas não é exatamente isso. Sou um leigo curioso em ciências e estou acostumado com muitas das discussões do livro, mas confesso que fiquei boiando em alguns capítulos sem entender muita coisa depois das páginas iniciais.

Nesses tempos de ignorância e obscurantismo científico, trata-se de um livro digno de estar na biblioteca de todos aqueles que se interessam  pelas discussões atuais do do conhecimento científico (mesmo que não seja exatamente uma obra para leigos).  

 

 

bauman riquezaA Riqueza de Poucos beneficia todos nós? – de Zygmunt Bauman

Adoro Zygmunt Bauman. É um homem cujos escritos abriram minha mente para vários aspectos e observações do mundo moderno e de nossas contradições. Já escrevi várias resenhas de seus livros, disponibilizei uma ótima entrevista e escrevi um post sobre suas idéias centrais. Um homem de mais de 90 anos de idade que continua ativo, viajando, escrevendo, ministrando palestras e discutindo o mundo.

Mas confesso que não gostei do livro “A Riqueza de poucos beneficia a todos nós?”. Um livrinho curto que trata da distribuição injusta de renda, dos grandes bolsões de miséria no planeta e mesmo dentro de países ricos.

O tema do livro já foi tratado como capítulo em obras anteriores, tais como “Capitalismo Parasitário” , “Globalização”, “Vida para Consumo” e “Vidas Desperdiçadas”. Essa nova obra repete-se nos seus argumentos e não traz novidades para quem já está acostumado com o pensamento crítico do polonês. Interessante apenas para quem não leu as obras mencionadas anteriormente; aliás, todas superiores ao novo livro.

Para falar a verdade eu me senti um pouco enganado ao final da leitura: paguei o preço de um livro por um raciocínio que ele já tinha explicado em capítulos de livros anteriores.

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s