Crônicas e Afins: Leituras e Presentes


264307_573297886182016_1134416991506341122_n

Como vivem as pessoas que não gostam de ler? Como refletem sobre o mundo, sobre a vida, sobre seus destinos?

Como será uma vida sem reflexão? Nem imagino. Nem quero.

Duas coisas me deixam nas ondas alfa de reflexão profunda: bebidas e livros. Não recomendo álcool para ninguém. Funciona muito bem para mim…. mas sei dos riscos. Mas os livros…. ah…

Livros são como lições e conselhos vindos de outras eras, outras vidas. Reflexões de pessoas que passaram ou dividiram esse mundo em outros momentos. Eles nos dão insights, abrem portas, descortinam possibilidades que antes não víamos. Trazem prazeres. Dores. Dicas. Exortações. Ensinamentos.

Um dia, há muito tempo atrás, eu peguei meus livros e revistas que não desejava mais, juntei tudo e vendi para um sebo. Eu tinha centenas de obras. Vendi. Não só o dinheiro foi uma miséria, como me senti um traidor dos meus livros. Doeu. Lá dentro. Senti-me como um merda.

Desde esse dia eu tomei a seguinte atitude: todo livro espetacular que tenho certeza que um dia irei reler eu guardo. Os demais, ou por serem meio chatos ou mesmo sendo interessantes tendo a certeza que não os lerei novamente, eu passo adiante. Às vezes dou de presente para um amigo. Mas o que eu mais gosto de fazer é deixar o livro como presente para desconhecidos. Já deixei livros em bancos de praça, estações de metrô, pontos de ônibus. Às vezes coloco um bilhete desejando que aquele livro tenha um significado maior para quem o encontrar; outras explico que é um livro especial e que ele também irá gostar.

Um livro fechado é como uma chance perdida.

Eles foram feitos para circular.

Se você estiver pelo Rio de Janeiro, preste atenção em alguma caixa com livros bem a mostra no metrô ou similiares: quem sabe não é um presente meu para você. E se você o encontrar, aprecie e passe adiante.

Água parada gera veneno. O rio mais belo é aquele cujas águas transbordam.

———————————–

Manuel Sanchez, Leituras e Presentes

 

 

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s