Resenha de livros de 2016 – parte 2


ler-beew-compartilha-livrosE findo o carnaval com suas fantasias e relaxamentos, retornamos com mais resenhas e dicas de livros.

Para os que começaram a acompanhar o Blog e a página do Facebook há pouco tempo, saibam que ele começou em grande parte com o intuito de discutir livros e receber dicas de leituras.  Depois ele foi se expandindo para englobar outras coisas, coloquei meus textos, volta e meio comento algo do meu interesse e por aí fomos criando essa cumplicidade da qual eu gosto muito.

Então, sinta-se livre para colocar nos comentários as obras que você está lendo e o que achou delas. Adoro receber dicas para conhecer novos autores.

 

 

explicar o mundoPara Explicar o Mundo – Steven Weinberg

Mais um livro de divulgação científica – área que me fascina. O autor quer dar um panorama da história do pensamento científico iniciando-se nos filósofos pré-socráticos (algo que apenas podemos chamar de ciência no sentido lato do termo), passando pelos poucos pensadores medievais que se debruçaram sobre o tema (a maioria aceitava as idéias de Aristóteles e Avicena sem contestações) e finalmente chegando na melhor parte do livro que é a revolução científica quando aquilo que chamamos de “método científico” finalmente surge no mundo.

Ao contrário dos livros de história normais – onde o autor exerce com afinco o controle de não julgar os antigos com os olhos do presente – neste, temos uma constante comparação entre as idéias originais dos filósofos e cientistas antigos e aquilo que hoje sabemos como verdadeiro no Cosmos. As críticas aos métodos usados no passado são comparadas com os métodos de verificação atuais, mas também há o assombro com alguns cálculos precisos tendo em vista a parca tecnologia disponível. 

Ao final da obra segue uma área técnica com demonstrações matemáticas (que deve ser fascinante para quem entende, mas que para mim é grego traduzido do mandarim explicado para russos). Não é um livro para ler de um fôlego só, mesmo para quem gosta do tema. Mas sua abordagem diferente faz dele um exemplar único para quem gosta de livros de divulgação científica.  

 

images

 

aventuraA  Aventura do Pensamento – Fernando Savater

O professor espanhol Fernando Savater escreveu esse pequeno manual de divulgação filosófica para servir de guia para as leituras iniciais do interessados. Cada capítulo traz a biografia de um grande pensador em ordem cronológica, misturando resumos de suas idéias fundamentais com contextualizações de sua época e posterior repercussão.

Para quem já leu alguns manuais, ficou a impressão de algumas passagens foram exageradamente resumidas. Vale pelos trechos biográficos que iluminaram algumas personalidades das quais poucos detalhes conhecia e também por abordar filósofos ibéricos que normalmente são ignorados em outros manuais.  

 

 

 

tumblr_m8xg22fTMH1qjtpkno1_500

Para Outros mergulhos e dicas:

As resenhas dos livros do ano 2014 podem ser todos acessados aqui: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5 e parte 6. Os livros de 2015 estão na parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5 . Em 2016, esta é a parte 1.  São dezenas de livros nos mais diversos temas.

Os posts sobre meus livros preferidos encontram-se aqui: parte 1, parte 2 e parte 3.

E por fim, para organizar todos os links sobre livros, nossa lista dos “Manuais de filosofia para iniciantes e curiosos” permanece ativa, assim como um rol de sugestões dos textos originais dos autores para aprofundamento nos estudos da filosofia, sociologia e psicologia.   

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s