William Blake e o Terror Gótico scifi


image

William Blake foi um dos maiores místicos ingleses, além de fenomenal escritor e pintor, retratando visões e insights esotéricos. Seu livro “O casamento do céu e do inferno” ainda é uma obra mística de enorme apelo; sobretudo pelos enigmáticos ditados do inferno , tidos pelo autor como ouvidos de seus habitantes em suas viagens astrais.

Acima, está retratada sua obra “Fantasma de uma pulga” , encontrada na ala dedicada ao artista do Tate Museum de Londres.

O quadro é uma critica gótica de Blake ao ver pela primeira vez uma pulga ao microscópio. O pintor reimaginou a figura humana distorcida pela ciência e se misturando com uma pulga. Em suas mãos, um recipiente de sangue. Sua figura deformada era um sinal dos efeitos da ciência.

Nos anos 80 um filme scifi muito popular foi A Mosca. Grande filme. Nele, um cientista após um erro em uma de suas experiências acaba misturando seu dna com o de uma mosca, transformando-se em uma figura horripilante e deformada. Os ecos do quadro de Blake são imediatos.

image

image

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s