Crítica: Batman vs Superman (cheio de spoilers)


batman_vs

Não costumo fazer crítica de filmes no Blog, mas como volta e meia falo da minha paixão por quadrinhos por aqui, então não há como deixar passar o novo blockbuster Batman vs Superman. 

O filme dividiu a internet entre aqueles que detestaram o filme e só enxergam defeitos e outros que adoraram o filme, colocando-o como um dos melhores filmes baseados em quadrinhos de todos os tempos. 

Eu adorei o filme. Já assisti duas vezes.

Sim, ele tem furos de roteiro meio broxantes, mas assumindo a fantasia do roteiro, temos um filme de grande qualidade para os fãs dos quadrinhos. E acredito que é um filme para fãs, uma vez que existem inúmeras referências a sagas famosas do mundo dos quadrinhos, sem maiores explicações para aqueles que não são iniciados.

Bom, dito tudo isso, após o trailer abaixo eu faço minha crítica repleta de spoilers. Então siga para o próximo paragrafo avisado……

(spoilers abaixo)

O filme está sendo vendido como  o ponta-pé inicial naquele que será o universo DC no cinema. Tecnicamente é o segundo capítulo, uma vez que ele começa exatamente a partir da cena final do filme dedicado ao Homem de Aço, com sua luta contra o também kriptoniano Comandante Zod, que destrói o centro de Metrópolis e deixa a nave alienígena Kriptoniana bem no meio da cidade.

Pois bem, em uma sacada excelente, um experiente Bruce Wayne com 20 anos de luta contra o crime, estava em Metropolis nesse dia e assistiu a imensa destruição causada por SuperMan e os demais kriptonianos, com milhares de mortes, surgindo neste momento sua fixação em como eliminar a ameaça alienígena; que por fim, dá origem a toda sua motivação no combate entre os dois hérois, vendido como o grande chamariz do filme.

375792

Se o primeiro filme desse novo Superman foi bem sem sal e sem grandes atrativos ao personagem, neste segundo filme temos uma analise das repercussões que a chegada de um alienígena com superpoderes causaria em nosso planeta. De um lado temos parte da população com medo e raiva de sua existência; de outro surge uma imensa quantidade de pessoas decididas a adorá-lo como uma divindade. As milhares de mortes causadas pelo combate final entre Superman e Zod no primeiro filme são trazidas de volta para discutir as repercussões políticas da atuação livre no planeta de uma figura tão poderosa como SuperMan.

Particularmente, achei essa discussão um dos pontos altos do filme, uma vez que a atuação desenfreada de tais seres, com as repercussões nas vidas das pessoas normais, costuma ser deixado de lado nos quadrinhos e filmes de heróis. 

Outro ponto alto, com toda certeza, é o novo Batman.  Ao longo dos últimos meses, os fãs já brigavam na internet criticando a escolha de Ben Affleck como Bruce Wayne/Batman. Pois não temam. Ele simplesmente apareceu como um dos melhores Batman retratados no cinema, se não for o melhor. Sim sim sim…. a trilogia de Christopher Nolan é fantástica (a melhor série de quadrinhos até hoje) e Mr. Bale foi um grande Batman. Mas Ben Affleck – em um filme que não é totalmente dedicado ao morcego, lembremos – destrói como um Batman há 20 anos na estrada, raivoso, sem paciência e que mata sem pudor.

batmanvssuperman_74

Não sabemos exatamente como Batman chegou nesse ponto. Muita coisa deve ter acontecido nos 20 anos de carreira do morcego e que deverá ser mostrado ao menos em flaskback nos demais filmes. Sabemos que Robin morreu nas mãos do Coringa e que seu uniforme é deixado bem no centro da batcaverna como lembrança do trauma.

É uma referÊncia direta ao arco nas HQs da “Morte em Familia”. Provavelmente esse fato tenha levado a uma atuação mais violenta de Batman na época retratada no filme. A mansão Wayne está em ruínas, ao que parece tomada por um incêndio ou explosão e Bruce Wayne não incorpora mais a faceta playboy e bon vivant, estando quase o tempo todo focado como um violento Batman. Enfim, muita coisa a ser explicada.  

Espero que esse tom permaneça nos próximos filmes da DC retratando Batman. Lamento que só em 202o teremos um filme exclusivo de Batman/Ben Affleck mas espero que o filme do Esquadrão Suicida traga mais informações. 

Batman-Vs-Superman-Robin

Batman teme que Superman atue em algum momento no futuro como um ditador mundial, colocando a Terra sob seu controle.

Em um determinado momento do filme, Bruce Wayne tem uma visão ou sonho que mostra um futuro próximo apocalíptico com soldados sob controle de um perverso SuperMan.

Essa cena do sonho/visão  é introduzida por um viajante do tempo que acreditamos ser o Flash (do futuro) perguntando se havia chegado cedo demais e rogando a Bruce que procure e una a todos os outros (provavelmente da Liga da Justiça).

images batman-vs-superman-darkseid

Essa clara referência às sagas Injustice e Flashpoint Paradox não possui qualquer explicação no presente filme e nem consequências para a história. É um trecho do filme que tem sido fustigado por pessoas que preferem um filme mais regular. De novo, eu adorei. Primeiro pelas referências aos arcos dos quadrinhos, depois pela sequencia de ação, introdução de Flash e viagens no tempo e – sobretudo – porque jogou o caminho a ser seguido em algum filme futuro da Liga da Justiça.

Os demais membros da futura Liga da Justiça são apresentados rapidamente em vídeos furtados por Bruce Wayne das empresas de Lex Luthor, que parece obcecado com a existência de pessoas que demonstram superpoderes. Sabemos assim da existência dos meta-humanos Flash, Mulher Maravilha, Cyborg e Aquaman. Salvo a Mulher Maravilha, os demais não possuem importância para este filme de Batman vs Superman, sendo mais uma vez uma dica do caminho de futuros filmes.

583133 bvsquad1

O climax do filme é com certeza o combate entre Batman e Superman. Retirado diretamente das páginas de “O Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller, temos a armadura especial e as bombas de Kriptonita. Excelente combate. Ver a sequencia dos quadrinhos homenageada daquela forma foi incrivel.

trinitylarge

Sendo este um filme do inicio da Liga da Justiça, em algum momento a Tríade principal teria que se reunir. E a luta final contra o monstro Apocalipse (nesta versão criado por Lex Luthor) une Batman, Superman e Mulher Maravilha naquilo que é a gênese da Liga da Justiça. O embate derradeiro ocorre entre Superman vs Apocalipse, levando à norte do Kriptoniano em uma clara homenagem ao arco das HQs “A Morte de Superman”. No enterro, Bruce Wayne decide que irá procurar os demais meta-humanos e prepará-los. A cena final é uma óbvia menção ao arco das HQs “O retorno de Superman”.

Ótimo filme. Cheio de homenagens a arcos famosos das HQs, rápido, tons escuros, sem piadinhas, ótimo Batman, repercute o choque da existência de Superman em nosso planeta, junta na mesma tela a Tríade. Ótimo filme. 

Problemas:

Obviamente, existem grandes problemas também.

O maior deles é Lex Luthor. Péssima escolha de casting, péssima representação do personagem no roteiro. Lex Luthor aparece como um yuppie que parace ter incapacidade de formular um discurso. Suas motivações não são devidamente exploradas e a maneira como tem acesso ao sistema de informações da nave kriptoniana é ridiculo. Também não existe maiores explicações sobre sua pesquisa sobre os meta-humanos e nem um aprofundamento do porque ele decide criar um monstro como Apocalipse e soltá-lo no mundo. Enfim, tudo ligado a Lex Luthor nesse filme é ruim.

Os vários arcos de história sem maiores explicações no filme podem ser visto como um problema para quem não é fã. De fato, imagino pessoas que não acompanham os quadrinhos e vendo certos trechos do filme que não se explicam e não tem importância para os desenrolar da história no filme…. realmente deve parecer uma coisa sem sentido e acho que isso explica parte das críticas.

1653039_1

O personagem e a atriz de Mulher Maravilha são perfeitas, mas ela obviamente não parece entender como funciona a tecnologia. Toda a sua motivação no filme é resgatar uma antiga foto sua em poder de Lex Luthor. Mas no fim ela se contenta em pegar uma cópia do arquivo furtado por Bruce Wayne das empresas de Lex Luthor. E a cópia fisica da foto? E a destruição das demais copias virtuais da foto? Nem uma palavra. 

A resolução da luta principal do filme também é frouxa. Quando Batman está prestes a matar Superman, tudo se resolve quando ele escuta o nome da mãe do super – sequestrada e ameaçada por Luthor. Pela coincidência de ser o mesmo nome de sua mãe assassinada, Batman decide por fim ao combate e ir salvar a mãe de SuperMan. Sem sentido. Estragaram uma sequencia épica com uma explicação frouxa.

Mas para concluir, quero dizer que gostei MUITO do filme. Seus defeitos não retiram o fato ser uma obra de ação muito bem produzida e uma ótima homenagem aos quadrinhos.

Que venha o filme da Liga da Justiça.

batman_v_superman_dawn_of_justice

    

Anúncios

2 comentários em “Crítica: Batman vs Superman (cheio de spoilers)

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s