Resenha de livros de 2016 – parte 3


0026090001419856985livrosMês de férias, aproveitei para colocar algumas leituras em dia e rever alguns velhos amigos. A seguir, o terceiro post com dicas de livros deste ano.

Para outros mergulhos e dicas:

As resenhas dos livros do ano 2014 podem ser todos acessados aqui: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5 e parte 6. Os livros de 2015 estão na parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5 . Em 2016, estão as parte 1  e parte 2.  São dezenas de livros nos mais diversos temas.

Os posts sobre meus livros preferidos encontram-se aqui: parte 1, parte 2 e parte 3.

E por fim, para organizar todos os links sobre livros, nossa lista dos “Manuais de filosofia para iniciantes e curiosos” permanece ativa, assim como um rol de sugestões dos textos originais dos autores para aprofundamento nos estudos da filosofia, sociologia e psicologia.   

 

frase-a-vida-nao-examinada-nao-vale-a-pena-ser-vivida-socrates-138004

7144546_1GGA Vida que vale a pena ser vivida – Clóvis de Barros Filho

Um belo livro desse professor da USP que descobri recentemente na internet e cujas palestras podem ser verificadas em uma aula sobre a idéia de Deus e nas suas aulas do curso de ética, disponiveis aqui no Blog.

Neste livro, o autor discorre sobre a busca do ser humano sobre os elementos que dão valor e sentido à nossa vida.

Nessa missão, a cada capítulo,  percorremos as idéias platônicas, a escola estóica, os utilitaristas ingleses, a filosofia de Espinoza, Kant entre outros. Como resultado, acabamos por perceber que a humanidade busca sentido e valoriza conceitos e estilos muito diferentes, às vezes antagônicas e que no fim não existem fórmulas prontas em nenhum manual.

Cabe apenas a nós próprios fazer as escolhas e viver com elas, com seus bônus e ônus; dores e delicias. Gostei muito desse livro.

 

ed288ad8-edd2-4a13-abca-752c7e39de29A Detração – Leandro Karnal

Livrinho curto, que se lê em um fim de semana. O autor trata da malediscência, do mal-dizer, da fofoca em suas várias facetas e matizes desde como ela é retratada nos livros religiosos, nos documentos históricos, na vida pública de todos os tempos e por fim na nossa vida íntima. O mais curioso da obra são os exemplos e recortes trazidos para exposição. Na sua reta final, o livro vem tratar de ética e da moralidade de nossos comportamentos no dia a dia sujeitos ou propagadores da malediscência.

Gostei, mas não chega nem perto do ótimo e estupendo livro “Pecar e Perdoar” do mesmo professor. Achei que neste “A Detração” ele poderia ter explorado mais o assunto em uma obra que fosse um pouquinho maior e dar mais insights dos filósofos sobre o tema, algo que vem apenas tangencial ao livro.

 

 

meditacoes-marco-aurelioMeditações – Marco Aurélio

Nada melhor para estudar o pensamento estóico do que reler as Meditações do Imperador romano Marco Aurélio.

O livro traz uma série de pensamentos do imperador filósofo a respeito da vida e do papel e responsabilidades dos homens no mundo e na criação do destino de suas próprias vidas. Segue uma linha de culto à retidão de caráter, ao esforço individual, assumindo responsabilidade pelos próprios atos e pregando o comedimento nos atos e nos prazeres.

O livro continua importante para mim com seu olhar sobre a melhor forma de viver a vida, noção de rigor, comedimento nos apetites,  serenidade frente aos revezes da vida, sabedoria em lidar com o próximo e cumprimento do dever. 

Anúncios

2 comentários em “Resenha de livros de 2016 – parte 3

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s