Sócrates e a Autoconfiança


Por que temos um impulso de seguir passivamente os semelhantes, sem nos afastar do grupo? Por que muitas vezes agimos como um rebanho de ovelhas? Sócrates dedicou-se à reflexão sobre essas questões que relacionam a vida prática e a busca do conhecimento.

Baseava-se na máxima de que temos, como seres humanos, o dever de desenvolver ideias nas quais realmente acreditamos, ao invés de seguir opiniões alheias passivamente. Para ele “a vida sem reflexão não valia a pena ser vivida” e por isso sua história e sua filosofia são um convite ao não conformismo inteligente.

UWASocrates_gobeirneSócrates discordava da máxima de que a maioria tem sempre razão e provou, com sua vida, que somos todos capazes de realizar a transição de ovelhas para seres pensantes, ousando pensar por nós mesmos. 

Sua morte virou um tema mítico nas mãos de seu pupilo Platão. Historiadores colocam em dúvida as razões que levaram de fato à sua condenação à morte, conforme elaboramos no post sobre o julgamento e a morte de Sócrates. A versão relatada por Platão não retrataria exatamente o ocorrido, sendo expurgada das implicações políticas e centrando-se na criação de um mito perseguido.

A título de exercicio intelectivo e para fazer um contraponto à visão positiva e ideal de Sócrates retratada neste vídeo, indico que logo após a sua visualização, o leitor pegue o capítulo 2 de “O Crepúsculo dos Idolos”, do filósofo Nietzsche (O Problema Sócrates), que  por sua vez tinha uma visão extremamente hostil ao pensamento socrático com busca de autoconhecimento negando as pulsões da vida, vislumbrando um mundo racional que para Nietzsche é irreal.

Fato é que as idéias deste homem dividiram a história do pensamento ocidental e seus desdobramentos são discutidos até hoje.  

 

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s