Sêneca e a Raiva


Sêneca foi um dos mais importantes advogados e escritores do antigo Império Romano (Córduba 4 A.C – Roma 65). Vindo de familia rica e influente, atuou na política romana e chegou a ser tutor e depois conselheiro do Imperador Nero. Por fim, acabou condenado a cometer suicídio por ter sido implicado na conspiração para matar o imperador.

O filósofo Sêneca foi um dos nomes mais importantes do estoicismo (abordado neste link), defendendo os ideais para uma vida reta, honesta e dedicada ao dever, sem luxos desnecessários,em combate à vulgaridade, exercitando o autocontrole e nunca sucumbindo ao desespero frente às frustrações da vida. Para Sêneca, ficaríamos mais tranquilos e preparados para a vida se fôssemos mais pessimistas, aceitando o mundo como ele é (com suas dificuldades inevitáveis) e não em uma esperança frustrada pelo que gostaríamos que ele fosse.

A  ira e as frustrações ocorreriam porque criamos uma expectativa de vida irreal. Porém,  dificuldades e fracassos são inerentes à própria vida, sendo certo que deveríamos nos preparar para isso. Se não podemos mudar as coisas, podemos mudar a nossa atitude diante dos problemas que são inevitáveis.

Sêneca e o Imperador - Museu do Prado
Sêneca e o Imperador – Museu do Prado
Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s