Os Ensaios de Montaigne: frases e reflexões (com gravuras de Salvador Dalí)


dalimontaigne2

Michel de Montaigne foi um humanista francês do século XVI, considerado o criador do gênero literário do ensaio pessoal, onde abordou a sociedade, seus costumes e instituições em textos de ordem moral e ética.

Criticava a educação livresca e repetitiva – que continua tão em voga até hoje – e pregava que o ensino deveria ser voltado para a ação, para a experiência dos fatos naturais e para o discernimento da moral nas relações humanas.

dalimontaigne3

Sua obra mais famosa são “Os ensaios” em que apresenta-se em toda a sua complexidade e variedade humanas, tentando encontrar em si o que é singular e também pensando sobre o Homem de uma maneira geral.  Montaigne é assim um livre pensador, um pensador sobre o humano, sobre as suas inconsistências, diversidades e características. 

Se por um lado se interessa sobremaneira pela Antiguidade Clássica, esta não é totalmente passadista ou saudosista. O que lhe interessa nos autores antigos  é encontrar máximas e reflexões, que o ajudem na sua vida diária e na sua auto-descoberta. Montaigne tenta assim compreender-se, através da introspecção, e tenta assim compreender os homens.

No fundo, Montaigne está naquele grupo de pensadores que estão a perguntar em vez de responder, e é na sua incerteza em dar respostas, que surge um certo ceticismo. Como não está interessado em dar respostas apriorísticas tem uma certa reserva em relação a misticismos e crenças. É de notar um certo alheamento em relação ao Cristianismo e às lutas de religião que se viviam em França na época.

dalimontaigne5

O fato de ter introduzido uma outra forma de pensar através de ensaios, fez com que o próprio pensamento humano encontrasse uma forma mais legítima de abordar o real. A verdade absoluta deixa de estar ao alcance do homem, sendo doravante, possível tão-somente a aproximação.

A filosofia de Montaigne e sua noção de criação da autoestima já foi abordada pelo filósofo Allain de Bottom em documentário publicado no blog Opinião Central neste post

Esse texto é inteiramente ilustrado com gravuras realizadas pelo mestre catalão Salvador Dalí, especialmente encomendadas para uma edição dos Ensaios de Montaigne publicada em 1947. As marcas do surrealismos dão um toque mágico às frases do filósofo francês.

Por sua vez, outras ilustrações de Salvador Dalí para livros clássicos podem ser encontradas em posts anteriores do Opinião Central: a) Dom Quixote, b) Alice no País das Maravilhas e c) Romeu e Julieta

dalimontaigne15 dalimontaigne17

FRASES DOS ENSAIOS DE MONTAIGNE

“Se fosse para buscar os favores do mundo, teria me enfeitado de belezas emprestadas. Quero que me vejam aqui em meu modo simples, natural e corrente, sem pose nem artifício: pois é a mim que retrato.”

“Ensinar os homens a morrer é ensiná-los a viver”.

“Meditar sobre a morte é meditar sobre a liberdade; quem aprendeu a morrer, desaprendeu de servir; nenhum mal atingirá quem na existência compreendeu que a privação da vida não é um mal; saber morrer nos exime de toda sujeição e coação.”

dalimontaigne36 dalimontaigne23

“Cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.”

“Não é uma alma que se forma, não é um corpo que se forma, é um homem. Não se deve separa-los.”

“O verdadeiro espelho de nossos discursos é o curso de nossas vidas.”

“Quero que as coisas dominem e encham a imaginação de quem escuta, de tal modo que o ouvinte não tenha nenhuma lembrança das palavras.”

dalimontaigne24

“Os apressados que têm um desejo frenético de encontrar a cura se deixam levar por todo tipo de conselho.”

“Quantas coisas pouco verossímeis existem, testemunhadas por pessoas de fé; se não podemos convencermos, ao menos devemos deixa-las em suspenso; pois condena-las como impossíveis é pretender conhecer, por uma temerária presunção até onde vai a possibilidade.”

“Existem derrotas mais triunfantes que as vitórias”.

“O que deveis procurar não é mais do que o mundo fala de vós, mais como deves falar de vós mesmo.”

“Fastidiosa enfermidade, a de se crer tão forte a ponto de persuadir-se de que não é possível acreditar no contrário.”

“A covardia é a mãe da crueldade.

Parece a cada homem que ele é a melhor forma da natureza humana: todos os outros devem ser regulados de acordo com ele.”

“Todas as tendencias que nascem em nós sem razão são viciantes: é uma espécie de doença que se deve combater.”

dalimontaigne27

“É o temor da morte e da dor, a impaciência com o mal, uma furiosa e irreprimível sede de cura que nos cegam assim: é pura covardia o que torna nossa crença tão frouxa e manipulável.”

“Não detesto as opiniões contrárias as minhas. Estou muito distante de me assustar ao ver discordâncias entre meus julgamentos e os dos outros e não me torna incompátivel com a sociedade por terem outra opinião e partido que não o meu.”

“Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade.”

“Tenho minhas leis e meu tribunal para julgar a mim mesmo, e a eles me dirijo mais que a outro lugar. Restrinjo minhas ações em função dos outros, mas só as entendo em função de mim. Só vós é que sabeis se sois covarde e cruel, ou leal e devotado: os outros não nos veem, advinham-vos por conjecturas incertas; vem não tanto vossa natureza como vossa arte. Por isso, não confiais em sua sentença, confiais na vossa.”

“Prezo pouco minhas opiniões, mas prezo igualmente a dos outros.”

“Se me coubesse formar-me do meu jeito, não haveria nenhum feitio tão bom em que desejasse me fixar a ponto de não poder me desprender dele.”

“Quando jovem estudava por ostentação; depois, um pouco para tornar-me sábio; agora para me divertir, nunca pelo proveito.”

dalimontaigne30 dalimontaigne32

“Para eles, não há explicação mais convincente do que suas conclusões.”

“Do que digo não garanto outra certeza se não que é o que naquele momento o que eu tinha no pensamento.”

“[Sobre os prazeres] não devemos persegui-los nem fugir deles, devemos aceita-los.”

“A palavra é a metade de quem a pronuncia, metade de quem escuta”.

“Eu sei bem do que eu estou fugindo, mas não o que eu estou buscando”.

dalimontaigne35

“Os homens tendem a acreditar, sobretudo, naquilo que menos compreendem”. 

“Não me encontro onde procuro, mas de repente, quando menos espero”. 

“Nós podemos chegar a ser cultos com conhecimento de outros homens, mas nós não podemos ser sábios com sabedoria de outros homens”.

“É uma presunção perigosa e fútil, além de uma absurda temeridade, ter desprezo pelo que nós não compreendemos”. 

“O que sou eu sou para mim mesmo importa mais do que eu significo para os outros”. 

“Só os loucos têm certeza e não mudam de opinião.”

Quem aplica um castigo quando está irritado, não corrige, vinga-se.” 

“Os homens têm tal apego à própria miserável vida que aceitam as mais duras condições para conservá-la.” 

dalimontaigne37 dalimontaigne38

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

