Dia de Ouvir: Debussy, Clair de Lune


DEBUSSY

Claude Debussy (1862-1918) foi um compositor francês considerado inovador e catalisador de diversos movimentos musicais em outros países.

Não seguiu as regras da harmonia clássica: deu uma importância excepcional aos acordes isolados, aos timbres, às pausas, ao contraste entre os registros. Trouxe uma nova concepção de construção musical, que se acentuou na sua última fase.

Por isso foi incompreendido. O que não lhe desagradaria, pois ele mesmo propôs, certa vez, a criação de uma ‘sociedade de esoterismo musical’.

Era figura frequente na boemia francesa e nos ateliês de arte, o que lhe trouxe o encontro de numerosas amantes e o fim de vários casamentos. Uma de suas esposas, abandonada, tentou se matar com um tiro no peito, causando grande escândalo na época.

Em 1909, descobriu que sofria de câncer, mas continuou com suas composições e interpretações ao piano por mais alguns anos.

Morreu em 1918, durante o bombardeio de Paris, em meio a última ofensiva alemã da Primeira Guerra Mundial.

O asteroide 4492 recebeu o nome de Debussy, em homenagem ao compositor. O nome de Debussy também foi dado a uma cratera do planeta Mercúrio, com mais de 80 km de diâmetro. A cratera foi formada possivelmente pela colisão de um meteoro e é caracterizada por sulcos que, a partir dela, se estendem por vários quilômetros, o que seria uma metáfora da influência do músico.

Debussy, Clair de Lune

 

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s