O julgamento de Galileu Galilei 


Galileu foi um cientista florentino do sec XVII e pai do moderno pensamento científico com seu paradigma de experimentação, testes cruzados que possam ser repetidos e abandono das hipóteses que não se confirmam nas experiências.

Melhorou sensivelmente o telescópio e o apontou para os céus pela primeira vez, descobrindo que Júpiter possui luas próprias e que estas não giravam ao redor da Terra. Demonstrou o sistema heliocentrico já tratado hipoteticamente por Copérnico e ministrou inúmeras palestras para defender o novo sistema que retirava a Terra imóvel do centro do Universo, colocando o Sol como o foco ao redor do qual giravam os planetas; e que outros planetas também tinham suas luas que giravam ao seu redor.

Em suas palestras, colocava-se em confronto direto com o pensamento estabelecido da Igreja que seguia o sistema geocentrico ptolomaico. 

Por fim, Galileu foi julgado e condenado pela Igreja, tendo sua pena de morte comutada para prisão domiciliar se abjurasse em público o heliocentrismo e parasse de divulgar suas descobertas.

Em sessão pública no anexo da igreja romana de Santa Maria Supra Minerva (foto da sua fachada abaixo), o florentino preferiu permanecer vivo e continuar seus estudos. Abjurasse de suas idéias. Disse que as mesmas eram apenas hipóteses. A lenda conta que, ajoelhado frente à comissão eclesiástica, teria sussurrado: “- Mesmo assim ela se move”

Seu túmulo está  na Catedral de Santa Croce, em Florença (Foto abaixo) e sua representação em mármore está esculpido na fachada da Galeria Ufizzi entre os florentinos célebres. 

Os autos do julgamento de Galileu estão guardados nos Arquivos do Vaticano, em Roma.

Apenas nos anos 90 do Sec.  XX a Igreja assumiu que cometeu uma injustiça com o cientista. 

Frases de Galileu:

A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.

Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.

Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.

A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.

A verdade não resulta do número dos que nela creem

Se raciocinar fosse como carregar pesos, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. Mas raciocinar não é como carregar pesos. É como uma corrida… Onde um único cavalo galopante supera facilmente uma centena de cavalos puxando carroças.

Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo.

Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo o caminho.

Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las.

É certamente prejudicial para as almas tornar uma heresia acreditar no que é provado.

– Galileu Galilei

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s