William Blake e as ilustrações para a Divina Comédia


blake_divinecomedy

Em 1826, o escritor, pintor e místico William Blake – então com 65 anos de idade – recebeu a encomenda de seu último trabalho: ilustrar a Divina Comédia de Dante Alighieri, sem dúvida um dos livros mais impactantes que li, principalmente pela viagem que o autor faz ao Inferno, transformada em uma das principais peças da literatura mundial.

Blake que já havia escrito os maravilhosos provérbios do inferno  em sua juventude (clique no link para lê-los),  retratando uma de suas alegadas viagens astrais, sentiu que o ciclo se fechava e aceitou o trabalho.

Infelizmente, o mago morreu antes de concluir a obra, mas deixou 102 telas e esboços.

Alguns trabalhos estão expostos na Tate Britain Gallery, em Londres, local que tive o prazer de visitar e é um verdadeiro templo para quem admira as pintura altamente psicológicas e sugestivas do místico. Esses trabalhos, juntamente com os provérbios do Inferno, dão uma amostra do pensamento desse homem com percepções além do comum.

Alguns exemplos do trabalho de Blake para ilustrar a obra de Dante Alighieri. Aproveitem.

blake_divinecomedy1 blake_divinecomedy2 blake_divinecomedy3 blake_divinecomedy4 blake_divinecomedy5 blake_divinecomedy6 blake_divinecomedy7 blake_divinecomedy8 blake_divinecomedy9 blake_divinecomedy10


blake_divinecomedy12 blake_divinecomedy13 blake_divinecomedy14 blake_divinecomedy15 blake_divinecomedy16 blake_divinecomedy17 blake_divinecomedy18 blake_divinecomedy19

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s