David Eagleman: foco dos seus olhos 


” Nosso propósito na Terra é a coleta de dados. Fomos semeados neste planeta como câmeras móveis sofisticadas. Somos equipados com lentes avançadas que geram imagens de alta resolução. As câmeras dos olhos são instaladas em corpos que as carregam a toda parte. Fomos projetados com cérebros analíticos e cada observador contribui para a vasta coleta de informações sobre o planeta.

Fomos plantados aqui pelos Cartógrafos. Enquanto vagamos coletamos dados com nossos órgãos dos sentidos e é só por isso que existimos.

Os Cartógrafos criaram um método ideal para obter um mapa do planeta – lançaram incontáveis dispositivos móveis, resistentes, que se multiplicam rapidamente e que chegam a todos os lugares do globo. Para garantir o sucesso da missão, eles nos fizeram inquietos, desejosos, fecundos e curiosos. Eles não se importam com quem vive ou morre desde que a coleta de dados seja feita.

No entanto, apesar do sucesso inicial, os Cartógrafos estão profundamente frustrados com os resultados. As câmeras móveis passaram a dirigir suas lentes para o olhar de outras câmeras móveis – uma forma irônica de banalizar a tecnologia.

Dia após dia, com o coração condoído, os Cartógrafos giram bobinas intermináveis de dados inúteis. O engenheiro-chefe se demitiu. Ele criou uma maravilha da engenharia que só tira fotos de si mesma.”

DAVID EAGLEMAN

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s