Baruch Spinoza e a dinâmica inconsciente dos afetos 


Baruch Spinoza tinha ascendência judia portuguesa e recebeu educação tradicional para o rabinato. 

Contudo, seus trabalhos intelectuais o afastaram da religião tradicional e seguiram o caminho da filosofia. E caminhos heterodoxos dentro dos ensinamentos usuais da filosofia.

Spinoza colocou-se em campo oposto aos dos filósofos idealistas, mantendo uma posição crítica aos pensadores que buscavam as respostas da vida humana em transcendências religiosas ou na razão pura.

Spinoza foi um filósofo imanentista que negava as transcendencias do espírito  e buscava as respostas da vida na própria vida, no próprio corpo e não em desígnios da alma. Era um materialista que reconhecia Deus apenas na figura da própria natureza.

Colocou-se também frontalmente contra a escola cartesiana e aqueles que apontavam a razão como a resposta e guia do ser humano. Em Spinoza temos o estudo dos afetos e suas relações inconscientes com nossas respostas conscientes.

Para ele,  a  razão não existe como um ente puro, sendo apenas uma das muitas funções da mente afetada por uma dinâmica de afetos e ocorrências das quais nem sempre nos damos conta, mas que influenciarão diretamente nossas escolhas – motivo pelo qual nem sempre Spinoza reconhece o homem como um ser inteiramente livre.

Não por acaso, o filósofo Friedrich Nietzsche disse ter encontrado um irmão ao ter contato com a obra Spinozana. O autor judeu pode ser visto como um antecessor de algumas das idéias do vitalista do Zaratustra. E os dois, juntos, são inegavelmente arautos trazendo insights que serão desenvolvidos muito tempo depois por Sigmund Freud e seus estudos acadêmicos e empíricos sobre o inconsciente.

(Manuel Sanchez)

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s