Schopenhauer e o Amor


 

Para  o filósofo alemão Artur Schopenhauer, os relacionamentos amorosos seguem uma lógica própria. Nada é mais importante na vida humana do que a busca pelo amor e ele entendeu muito bem o grau da força que nos invade a alma quando somos envolvidos ou dominados pela paixão.

Contudo, para Schopenhauer, a paixão nada tem a ver com a busca da felicidade. Nada. 

A intenção do filósofo era nos libertar das expectativas nos relacionamentos que levam ao sofrimento.

Para ele, o erro estaria em associarmos o amor à felicidade. Não podemos evitar de nos apaixonar, afinal a biologia é mais forte que a razão; porém, com esse objetivo, muitas vezes nos atraímos pelo nosso oposto. Caminho para o sofrimento.

Isso ocorre porque o que rege a atração, segundo ele, não é o racional, mas a busca do parceiro ideal para a procriação – não importa a convivência.

Shopenhauer, assim, nos aproxima dos animais no quesito amoroso, ressaltando os instintos sexuais  que há em nós e que nos levam a busca pela(o) parceira(o) e associa a paixão ao fogo que nos move ao sexo. Pensamentos que foram desvalorizados pela tradição, pelas normas sociais e  ao longo da história da filosofia que tenta valorizar a razão em detrimento dos sentimentos mais animalizados que temos em nós.

Como o amor se resume à busca pelo sexo – disfarçada com todas as belas frases e convenções criadas pela sociedade – os relacionamentos amorosos serão sempre palco de mentiras e traições, uma vez que um dos parceiros estará sempre atrás de mais sexo para aplacar suas necessidades fisiológicas: único motor que move nossas paixões.

Não admira que o filósofo seja ligado diretamente ao pessimismo na filosofia.

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s