Aforismos de Aristóteles 


O mestre de Estagira (hoje parte da Turquia) era filho de médico e treinado desde a adolescência por seu pai para observar a natureza e as relações das ervas com o corpo. 

Seguiu para Atenas para realizar seus estudos na Academia de Platão e ali permaneceu dos 18 aos 38 anos como aluno, preceptor e professor. Aristóteles não se contentava apenas com o pensamento abstrato e além da filosofia, iniciou  estudos de botânica, fisica, medicina, estética e política.

Após a morte de Platão, foi preterido na escolha para ser o novo diretor da Academia por não ser nascido em Atenas. Sentindo-se humilhado, abandona Atenas. Segue para a Macedônia onde foi convidado para torna-se preceptor do filho do Rei, uma criança  de nome Alexandre.

Aristoteles foi o unico professor de Alexandre. Este cresceu e arrebatou militarmente o mundo civilizado da Grécia até a Índia. O aluno de Aristóteles entraria para a história como Alexandre, o Grande, o homem que conquistou todos os impérios que atravessaram sua marcha.

Após tomar a Grécia, Alexandre ofereceu a seu antigo professor qualquer posto no mundo helênico.

Mas Aristóteles quis apenas permissão e patrocínio para montar uma escola: surge o Liceu. Sua pretensão era rivalizar intelectualmente com a Academia de seu antigo mestre Platão. 

Todos os  livros escritos por Aristóteles se perderam no tempo. O que hoje temos com a sua assinatura em verdade são as anotações de suas aulas feitas por seus alunos do Liceu e alguns trechos de cartas. E isso basta para inscrever seu nome como um dos maiores filósofos de todos os tempos.

– Manuel Sanchez , introdução à Aristóteles 

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s