Explicando os conceitos: Nietzsche e a religião vs. O super-homem 


Nietzsche tinha uma postura virulenta contra a religião, sobretudo a cristã, responsável pelo caldo cultural do Ocidente. 

Para o filósofo do martelo, a religião era uma forma de controle sobre o homem, sendo uma ferramenta usada para retirar de nós nossas vontades e pulsões. O homem religioso seria um cordeiro, um eunuco da própria potência que busca sempre um guru, pastor, mestre ou divindade para decidir por ele e em quem poderia recorrer para chorar suas fraquezas. 

Nietzsche acreditava que a filosofia e a moral religiosas eram a moral do escravo, do subserviente, que se juntam em grupo por não terem força de cuidar das suas necessidades e vontades. O homem religioso busca uma resposta exterior a si próprio por não ter coragem de decidir sozinho  e viver com as consequências de suas escolhas.  O homem forte não necessitaria de qualquer auxílio psicológico ou metafísico  para gerir sua vida. E também não estaria jungido a qualquer moral de auxílio aos fracos. Este seria o super-homem.

O homem religioso em Nietzsche seria o oposto do super homem, última fase de nossa evolucao pessoal. 

Para Nietzsche o super-homem é aquele que tem controle sobre a sua vida, luta pelos seus desejos, assume suas responsabilidades sem necessitar de apoios metafísicas. É o homem que não recorre a pastores, divindades, autoajuda, respostas prontas, mandamentos exteriores ou tabelas pré moldadas de valores. O super-homem se basta por ter atingido um grau de autoconhecimento em que aceita sua vontade de potência e vive o mundo real, sem muletas metafísicas e criaturas ficcionais.

-Nietzsche e a religião vs o super-homem, introdução por  Manuel Sanchez 

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s