A importância de Zygmunt Bauman na minha vida


Hoje faleceu aos 91 anos um dos gigantes do pensamento contemporâneo, Zygmunt Bauman. O sociólogo foi um mestre no diagnóstico de nossa sociedade e um pensador crítico e arguto do mundo moderno ou, em sua expressão feliz, modernidade líquida.

Sou leitor assíduo de suas obras há vários anos. Foi através dele que me interessei por temas mais críticos e exigentes do pensamento. 

Lia os seus livros e os autores citados por ele. Da sociologia cheguei à filosofia e à psicologia e com elas desenvolvi meu senso crítico. 

Assim, a morte de Bauman é para mim a morte de um grande professor pessoal de leituras, um mestre e farol no desenvolvimento de grande parte do que se tornaram minhas análises na idade adulta e, assim, no meu amadurecimento intelectual.

Esse blog é em grande parte um amálgama de tudo que li, pensei e continuo pensando a partir da obra de Zygmunt Bauman.

Mestre. 

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

