Reflexões ao Volante: “Algumas pessoas não se conformam ao padrão”


Existe uma estrutura moldada na sociedade que estabelece os padrões de comportamento, impinge a base econômica, sanciona certas reações individuais permitidas, castra determinados laços afetivos, premia alguns vínculos sociais, determina a fronteira da saúde, seleciona aqueles com legitimidade para o discurso (qualquer discurso)  e pune outros que se estabelecem contra a normatividade estabelecida.

O que adotamos como posições ou opiniões individuais, em sua maioria, são opiniões socialmente estabelecidas por estruturas de premiação do status quo e castração de comportamentos não sancionados. Chamamos os mesmos de Tradição e, não raro, adotamos  os ditames da cultura sem qualquer senso crítico e taxamos de “anormal” qualquer tentativa de questionamento.

Quando estabelecemos a linha arbitrária no tempo do surgimento do indivíduo, já estava ele inserido em um corpo social com regras, sanções e hierarquia; quando individualmente colamos ao longo dos anos a  cacofonia de informações do ambiente para formar nossas próprias opiniões, somos informados por construções e discursos pré-existentes. Assim, podemos sempre afirmar com convicção que a sociedade e a opinião pública são sempre lógica e cronologicamente anteriores ao sujeito e à sua opinião individual, moldando-o e punindo-o quando não conforme com o requerido no modo automático.

É necessário viver com os olhos abertos.

–  Manuel Sanchez

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s