Crônicas e Afins: o que existe em um nome?


O que existe em um nome?

(Manuel Sanchez)


Antes do palácio havia uma Alameda com grama no local. Um dia construíram um prédio alto na avenida. Muitos andares, muitas lâminas. O prédio era uma fortaleza com muros impenetráveis, patrulha militar, requintes de luxo e mármore, servos, aristocracia com salas especiais e tinha até seu próprio calabouço, como convém a todos os palácios.

Colocaram um nome bonito no portão de entrada. Portão com um fosso e vistoria, como convém a todos os palácios.

Colocaram um nome bonito no portão de entrada. Um nome. Um nome pode ser a antinomia do que você faz. Muitos tolos lêem a mensagem no portão e entram acreditando nas suas próprias esperanças. É uma forma de impedir que a realidade exploda. Também é uma ironia e uma maldade.

Existem algumas frestas e rachaduras no palácio de mármore. E enquanto não fecham as rachaduras vou passando pelo portão, pela vistoria do fosso e pelas salas especiais da aristocracia. E já que o nome bonito está estampado no portão eu o uso para tentar alargar as frestas. Às vezes, os donos do palácio se espantam. O que é isso? É um nome, eu respondo. O uso do nome. A aplicação do nome. A materialidade do nome. A encarnação do nome. Existem momentos em que eles riem. Outros em que constrangidos acenam para a imanência de um conceito. E como um feiticeiro conseguimos conjurar o nome.

Mas eu não sou tolo. Eu ando dentro de um Palácio. Seus donos fazem concessões para que a realidade da qual usufruem  não exploda. Seus donos acham que um nome é apenas um nome.

Ou talvez eu seja de fato um tolo. Tentando todo dia conjurar magias. Alargando rachaduras. Na esperança de materializar um nome: Justiça.

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s