Introdução ao pensamento de Schopenhauer


Schopenhauer traz para a filosofia uma riqueza de pensamento que irá desaguar em outros pensadores fundamentais do fim do século XIX e XX como Nietzsche e Freud.

Afastando-se do pensamento Kantiano e deontológico clássico que coloca o ser humano como uma criatura racional, lógica e que ultrapassa suas paixões e desejos analisando as consequencias e valorando seus deveres, Schopenhauer vê o homem como um ser atrelado aos seus afetos e que é movido por uma vontade de viver arbitrária e que se afasta da razão fria.

De forma trágica, Schopenhauer postula um  mundo sem sentido, onde somos marcados por nossos desejos, ansiamos pelo que não temos e estamos sempre perseguindo desejos que fogem. Schopenhauer não tem dúvidas de que isso nos causará frustrações , dores e traumas: motivo pelo qual Schopenhaeur é considerado um grande pessimista na filosofia. Nossa existência não se baseia em transcendências e nem tem base no sentido de dever Kantiano, sendo apenas uma constante dinâmica de afetos – mais ao estilo espinozano.

As linhas gerais de Schopenhauer irão repercutir em Nietzsche, Freud, Sartre e outros pensadores que negam o racionalismo como essência humana e postulam que nossa consciência é apenas uma parte ínfima de nossa psiquê, mergulhada em desejos e vontades que muitas vezes nos são negadas. A dor dessa negação pode nos levar a uma compaixão pelos demais seres humanos, já que eles também devem sofrer as mesmas frustrações pelas negativas e surras que a vida nos impõe a todos. Assim, o fundamento da moral Schopenhauriana vai ser depositada na compaixão; não havendo sentidos maiores na vida além daquele que nós próprios construímos.

Abaixo seguem alguns pequenos vídeos para os que desejarem conhecer mais.

Anúncios

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s