Fogueira de São João 


Fogueira de São João 
O São João das festas é o João Batista, primo de Jesus. Sua história bíblica passa longe das festas e das diversões. As histórias de João o colocam como um homem duro, irascível, ermitão que se isolava no deserto e depois passou a batizar. Batizou Cristo. Morreu decapitado após insistência de Salomé ao rei Herodes.

No catolicismo popular virou Santo de festa e diversão sempre associado às fogueiras.  Na tradição medieval que surgiu a respeito das fogueiras, elas seriam uma lembrança da forma como Isabel, irmã de Maria, avisou à distância de que seu filho teria nascido. Isabel teria acendido uma fogueira, sinal combinado para que sua irmã soubesse que tinha acabado de dar a luz. Fogueira de sao joao que se preze tem que ser oval para lembrar a barriga da grávida. A história é popular e não está na Bíblia.  

Os povos europeus pagãos já acendiam fogueiras neste mesmo período do ano muitos séculos antes do cristianismo. Trata-se de período próximo ao solstício de verão no hemisfério norte, época de colheitas e as fogueiras eram acendidas como agradecimento e requerimento por boas safras. 

O hábito permaneceu e foi ressignificado pela religião que dominou a Europa. Chegou no Brasil pelas mãos dos portugueses e o desenvolvimento de toda uma visão popular e não litúrgica dos Santos católicos. 

A festa se misturou com tradições de outros povos trazidos para o país. Nas religiões de matriz africana passou a ser associado com  homenagem a Xangô, orixá ligado às forças do fogo.
Feliz dia de São João.

Viva Xangô.

Acenda suas fogueiras.

E Agradeça suas colheitas. 

– por Manuel Sanchez.

Anúncios

Um comentário em “Fogueira de São João 

  1. Na Bahia estas fogueiras são acesas no dia 23 de junho. Até aí tudo bem. Só não entendo por que eles soltam tantas bobas estrondosas que abalam até o tumulo do João Batista. Que coisa mais sem graça e sem inteligencia, viu!

    Curtir

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s