Filósofos da Antiguidade: Anaximandro 



Trecho da obra “Vida e Doutrina dos Filósofos Ilustres” de Diogenes Laercio,  Sec.  III  dC,  sobre a biografia e doutrina dos filósofos da antiga Grécia.

Apesar do próprio Diogenes laercio descrever que se apoiou em obras congêneres para escrever seu livro, a maior parte delas não sobreviveu ao tempo. Assim, a obra de Diogenes é fundamental como registro e depositário de trechos e sistemas filosóficos que se perderam na história do pensamento.

Neste capítulo, o historiador trata de Anaximandro, filósofo que viveu no Sec VII aC. É de se observar que ele menciona que Anaximandro já defendia um sistema com terra esférica tendo inclusive construído um globo terrestre para representar as terras e o mar, além de deduzir que a lua não tinha luz própria apenas refletindo a luz do sol.   

Vamos repetir: Sec. VII aC. Anaximandro foi um dos filósofos ditos naturalistas, o que chamaríamos de uma gênese dos estudos de Física e da natureza e já nesta época descreveu um sistema que tratava da esfericidade do planeta. 

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s