Palestra econômica: ‘Reservas Fracionárias não são crimes’ por Fernando Ulrich


Quem anda por esse blog sabe que tenho interesse em assuntos econômicos, sobretudo as discussões sobre a função do dinheiro, sua forma de criação, controle e principalmente no debate da falta de lastro e no sistema de reserva fracionada que, em breve resumo, cria o dinheiro de forma imaterial a partir de dívidas.

Até aqui eu coloquei documentários com enfoque negativo sobre o sistema de reserva fracionada ( basta procurar no blog pelos filmes ‘97% Privado‘ ,’ Dinheiro como dívida ‘ e ‘Quem controla nosso dinheiro‘).

Mas acho que por honestidade intelectual tenho que colocar um contraponto para que um eventual interessado no tema possa formar sua própria conclusão.  

Não achei um documetario que defendesse o sistema de reserva fracionada, mas essa palestra do Instituto Mises preenche a lacuna. Trata-se de uma visão da escola austríaca de economia, pró mercado liberal e com uma visão de defesa dessa forma institucionalizada mundialmente de controle financeiro.  

O tema é bem específico mas para os interessados ajuda a formar um quadro mais completo do debate. 

Eu acho fascinante. 

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

