Anotações órficas: sobrevivente da caverna de Platão.


Todo mundo conhece a alegoria da caverna de Platão. Mas quando converso sobre ela verifico que muitos não sabem como a história termina.

O prisioneiro que foge da caverna de sombras e imagens bruxuleantes entra no mundo exterior e verifica que a realidade é muito mais complexa. Após o difícil período de adaptação com a luz, o ex-prisioneiro se dá conta do sol, dos objetos reais e percebe que o mundo onde havia sido criado e educado era formado apenas por sombras e afirmações dúbias e falsas.

Tão encantado com a nova verdade descoberta, o ex-prisioneiro volta para a caverna que tanto o iludiu. Seu objetivo era informar e ensinar sobre a realidade aos seus antigos companheiros de cativeiro. Essa é a parte bonita que quase todos conhecem.

Mas continue a ler a história na República e Platão nos informa que o ex-prisioneiro que volta com o conhecimento é mal recebido, hostilizado e por fim morto dentro da caverna por seus antigos companheiros; que preferem viver tranquilos, ainda que presos, vendo apenas as sombras. Muitos preferem matar o mensageiro a encarar a verdade.

Ao sair da caverna, dê -se um tempo para se acostumar com o sol. E se quiser voltar para ajudar outros, cuidado com os ataques. Nem todos estão prontos para verdades inconvenientes.

– Manuel Sanchez

Anúncios

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.