Sugestão de ordem de leitura para Nietzsche


Comecei a ler Nietzsche pela ordem errada. Equívoco comum de iniciar pelo livro mais famoso. 

Várias pessoas perguntam sobre uma ordem razoável para iniciar suas leituras e esse post tem como objetivo auxiliá-las.

Fica sempre o aviso de que Nietzsche não é um autor que escreve de forma direta. Às vezes um raciocínio é largado no meio para ser retomado páginas depois. Outras ocasiões existem poesias e aforismos no meio de um texto mais longo. Dependendo da obra, ele escreve por parábolas. Não existe um compromisso com a didática e o filósofo não está preocupado em pegar ninguém pela mão para ser entendido.

Espera-se que seu leitor esteja disposto a entrar em contato com eixos de pensamento por vezes insensíveis aos padrões de moral costumeiros. Deve-se entender o homem e sua época, com seus insights profundos e seus preconceitos. É uma leitura que coloca o leitor em conflito com suas zonas de conforto estabelecidas pela tradição, mas que também exige filtragem e parcimônia com passagens muitas vezes insensíveis e que desprezam a solidariedade e os avanços democráticos. 

Nietzsche é um elitista: despreza a idéia democrática e afasta-se da multidão. Defende os fortes, é frio com os fracos e humildes, apregoa que o ser humano deve desenvolver-se e ser autosuficiente, despreza transcendências religiosas e grandes ideologias políticas, ensina a viver o presente e a não se conformar com nada menos que uma vida plena .  

Para ele o ser humano é algo em construção, destinado a se fortalecer, abandonar tradições velhas e criar novos valores abraçando a vida sem muletas metafísicas ou supersticiosas.    

Vamos começar pelas obras menos viajantes e mais didáticas e seguir para o mais complicado e enigmático.

1. Crepúsculo dos Ídolos (principalmente o capítulo “O problema Sócrates” que deveria ser a primeira leitura na obra do autor e já deixa claro aquilo que Nietzsche vai combater em todos os seus livros) 

2. Para além do bem e do mal

3. Vontade de Potência

4. A Gaia Ciência  

5. Humano demasiadamente Humano (parte I e II) 

6. Genealogia da Moral 

7. O anticristo

8. Aurora

9.  Ecce hommo  

10. Assim falou Zaratustra (a obra-prima de Nietzsche mas escrito em parábolas, simbolismos e que exige do leitor um conhecimento prévio de seu raciocínio)

Boas leituras
Manuel Sanchez

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

14 comentários em “Sugestão de ordem de leitura para Nietzsche”

  1. Começando Nietzsche segundo a ordem indicada! Estou no segundo, “além do bem e do mal” e olha, esse cara é totalmente apaixonante! Sua filosofia está indo de encontro com muito da minha forma de pensar. Amando!

    Curtido por 1 pessoa

  2. A leitura em Nietzsche é libertadora, apesar do mesmo não fazer nenhum endosso, somente descreve a vida de maneira nua e crua, longe de idiossincrasias religiosas, nós trás uma certa vantagem evolutiva.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, ótima cronologia que você preparou. Gostaria, porém, de te pedir: onde “A filosofia na era trágica dos gregos” entraria nesse raciocínio? Penso eu que em primeiro lugar, visto que é uma das primeiras publicações do alemão e, logo, demonstra o início da sua maturidade filosófica. No entanto, acho a Genealogia uma ótima obra de entrada, visto que é um resumo do pensamento nietzschiano. Colocar-se-ia a Era Trágica em segundo portanto? Enfim, aguardo tuas considerações! (Enquanto isso vou lendo O Mundo como Vontade e Representação, pra já ir aquecendo kk)

    Curtido por 1 pessoa

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.