Aforismos de Nietzsche, parte 3


fig_edward_munch_nietsche

Moro em minha própria casa,
Nunca imitei ninguém
E rio de todos os mestres
Que nunca riram de si.

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor, poeta e filólogo alemão, um dos mais importantes do século XIX. Escreveu “O Anticristo”, “Assim Falava Zaratustra”, “Gaia CiÊncia”, “Genealogia da Moral” entre outras obras importantes.

De família luterana o seu destino era ser pastor como seu pai e seus avôs, mas perde a fé durante a adolescência. Foi um aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, e aos 25 anos é nomeado professor de Filologia na Universidade de Basileia.

Durante dez anos desenvolveu a sua filosofia em contato com o pensamento grego antigo. Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar de ser professor. Sua voz ficou inaudível. Começou uma vida errante pela Itália em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento.

Escreveu em um ritmo crescente, mas sem alcançar repercussão. Em 1889 foi acometido por uma “crise de loucura” que durou até à sua morte. Foi durante esse período em que não possuía mais condições de gerir sua própria vida que as obras de Nietzsche começaram a ganhar repercussão e a serem estudadas. 

Nada-é-tão-nosso-quanto-os-nossos-sonhos.-Nietzsche2-500x459

No âmago de suas idéias está o foco na força e no desenvolvimento pessoal, o pensamento de que o homem deve  se fazer  mentalmente superior para superar as agruras do mundo e , sobretudo, que caberia  aos fortes controlar e liderar os fracos. Não se deve pedir desculpas por ser melhor do que a maioria dos seus pares. Aos fortes cabe o domínio. O homens livres seriam verdadeiramente poucos no mundo, seres diferentes e sem nenhum contato com a lógica da humildade.

O pensamento de Nietzsche é antidemocrático, uma vez que nega às massas qualquer valor intrinseco. Sua idéia de Homem é oligárquica, elitista e defende que apenas um pequeno grupo possui as capacidades de liderança e as caracteristicas necessárias para o controle e o domínio. Não por acaso, Nietzsche coloca Platão como o pensador de maior influência em sua vida e na história do Ocidente.  

Inumeros trechos de seus livros são repletos de passagens racistas e misóginas, prudentemente expurgados nos manuais. 

Durante o Nazismo, muitas de suas idéias foram usadas pelos filósofos que apoiavam o pensamento nazifascista para legitimar a superioridade do povo germânico e o seu direito de dominio sobre os demais povos. Estudiosos posteriores apontam que suas idéias e passagens de seus livros foram usadas fora de contexto.  

Muitos estudiosos tentam até hoje localizar os momentos em que Nietzsche escrevia com crises nervosas ou sob efeito de drogas para controlá-las. Os trechos politicamente incorretos são colocados na conta do desenvolvimento de sua doença mental.

Pensamentos:

“Tudo o que se faz por amor, faz-se além do bem e do mal.” 

  “Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.”

“Nada lhe pertence mais que seus sonhos.”

“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”

“Tudo o que não nos destrói, torna-nos mais fortes”

“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.”

“Nenhum vencedor acredita no acaso.”

Como? É o homem apenas um erro de Deus? Ou é Deus unicamente um erro do homem? Quem “criou” quem? ou seria como se “criou”?                                  

imagesSCZH7VEZ
“Não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenômenos.”

“A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.”

“Toma cuidado com os que se mostram pequenos. Em tua presença se sentem pequenos e sua baixeza arde e alimenta invisível vingança contra ti.”                                  

“Viver quer dizer ser cruel e implacável contra tudo o que em nós se torna fraco e velho.”

“Na dor há tanta sabedoria como prazer; ambas são as duas grandes forças conservadoras da espécie.”                                  

“Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem.”

“As próprias mulheres, no fundo de toda a sua vaidade pessoal, têm sempre um desprezo impessoal – pela mulher.”

“A mulher aprende a odiar à medida que desaprende a fascinar.”

“A mulher perfeita é um tipo humano superior ao homem perfeito, mas também é um exemplar bem mais raro.”                                  

“Quando tratar com uma mulher não esqueça o chicote.”

“Máscaras. – Há mulheres que, por mais que as pesquisemos, não têm interior, são puras máscaras. É digno de pena o homem que se envolve com estes seres quase espectrais, inevitavelmente insatisfatórios, mas precisamente eles são capazes de despertar da maneira mais intensa o desejo do homem: ele procura a sua alma – e continua procurando para sempre.”                           

nietzsche-caericatura-blog1“Que o homem tenha medo da mulher quando a mulher ama porque ela não recuará diante de nenhum sacrifício e tudo o mais para ela não tem valor. Que o homem tenha medo da mulher quando a mulher odeia porque o homem, no fundo de sua alma, é malvado. Mas a mulher, no fundo da sua, é perversa.”

“O homem parece ter mais caráter quando segue seu temperamento do que quando segue seus princípios.”                               

“Ninguém pode construir a ponte sobre a qual tenha de passar o rio da vida; ninguém, a não ser tu.”

“O mais valoroso dentre todos nós raras vezes tem o valor de afirmar tudo o que sabe.”                                  

“Viver quer dizer ser cruel e implacável contra tudo o que em nós se torna fraco e velho.”                                  

“Eu preciso de parceiros, mas colegas vivos; não mortos e cadáveres que tenha que levar com dificuldade por onde eu for.”

“A maneira mais desagradável de replicar numa polêmica é a de enojares e a de calar, pois o agressor interpreta ordinariamente o silêncio como um desprezo.”

A Minha Felicidade – Depois de estar cansado de procurar aprendi a encontrar. Depois de um vento me ter feito frente navego com todos os ventos.”                              

Há homens que já nascem póstumos.

Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos.

nietzsche

Não há nada que deprima mais o ser humano (mais depressa) do que a paixão do ressentimento.

Chamo desgraçados todos aqueles que só podem escolher entre duas coisas: tornarem-se animais ferozes ou ferozes domadores de animais. Eu os denomino pastores, mas eles a si mesmos se consideram os fiéis da verdadeira crença! Vede os bons e os justos! A quem odeiam mais? A quem lhes despedaça as tábuas de valores, ao infrator, ao destruidor. É este, porém, o criador.

“É chamado de espírito livre aquele que pensa de modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio, sua posição e função, ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo. Ele é exceção, os espíritos cativos, a regra; […] De resto, não é próprio da essência do espírito livre ter opiniões mais corretas, mas sim ter se libertado da tradição, com felicidade ou com um fracasso. Normalmente, porém, ele terá ao seu lado a verdade, ou pelo menos o espírito da busca da verdade: ele exige razões; os outros, fé.”

Amamos o desejo, não o ser desejado

A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.

É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado.

No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre – um homem muito notável.

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

Salvatore_Dali001

O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.

O castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica

Com os princípios quer-se tiranizar os hábitos, ou justificá-los ou honrá-los ou injuriá-los ou escondê-los: – dois homens com princípios iguais querem, verosimilmente, atingir com eles algo de fundamentalmente diferente.

Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milénio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra.

Para a mulher, o homem é um meio: o objetivo é sempre o filho

Os erros de grandes homens… são mais fecundos que as verdades de pequenos.

A sensualidade ultrapassa muitas vezes o crescimento do amor, de forma que a raiz permanece fraca e arranca-se facilmente.

Autor: Manuel Sanchez

Leitor compulsivo, amante das viagens e da boa mesa. Sou um sujeito que acredita no charme da simplicidade, que riqueza é ter tempo e que se esforça para passar longe da vulgaridade.

Gostou? Tem uma opinião diferente? Fale conosco e deixe seu feedback

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.